Antiguidade e carisma

A adega de Pegos Claros integra nos métodos modernos de vinificação alguns equipamentos antigos e processos com características idiossincráticas, tornando os resultados finais únicos. Instalada numa construção antiga, recuperada no fim do século passado, a adega dispõe de boa capacidade de armazenagem, quer em modernos depósitos de inox, quer em depósitos de alvenaria, recuperados e cobertos com epoxy.

A adega dispõe de um considerável parque de barricas em formatos de 225L e 500L, essencialmente de carvalho francês, e uma cave subterrânea para guarda de vinhos engarrafados, com capacidade para 200.000 garrafas. Todos os nossos vinhos, branco e tintos, beneficiam de um período mínimo obrigatório de estágio em garrafa, antes de chegarem ao mercado.

Os cinco lagares antigos, de grande dimensão, cobertos a epoxy, são um dos pontos de interesse da adega. Ano após ano, as uvas destinadas a vinhos tintos são pisadas a pé no primeiro dia da fermentação. Este é um dos momentos mais aguardados do ciclo anual de produção para os membros da equipa de trabalho e, em particular, para os que nos visitam, criando uma atmosfera animada, familiar e de respeito e homenagem aos elementos principais deste extraordinário processo: a uva e o vinho.